10 livros recém-lançados por jornalistas


Além de apurar e escrever matérias e reportagens para o dia a dia, alguns jornalistas se dedicam a produção de livros. Geralmente, os profissionais escrevem grandes reportagens ou perfis. Abaixo a lista com uma seleção de lançamentos de agosto a novembro deste ano.

Por Kassia Nobre
Crédito da imagem: Pixabay

Imagens: Reprodução das capas dos livros

 
 
   
 
Escravidão Vol. 1, por Laurentino Gomes (link)



Autor de 1808, 1822 e 1889, o jornalista e escritor Laurentino Gomes lançou Escravidão (Globo Livros). A obra faz parte de uma trilogia de livros-reportagens sobre a história da escravidão no Brasil. Resultado de seis anos de pesquisas e observações, que incluíram viagens por doze países e três continentes, o primeiro volume cobre um período de 250 anos, do primeiro leilão de cativos africanos registrados em Portugal até a morte de Zumbi dos Palmares.

Os onze: STF, seus bastidores e suas crises, por Felipe Recondo e Luis Weber  (link)



Especialistas na cobertura do Supremo Tribunal Federal (STF), os jornalistas Felipe Recondo e Luis Weber lançaram Os onze: O STF, seus bastidores e suas crises (Companhia das Letras). A obra é considerada o mais completo relato sobre atuação do principal tribunal do país, do Mensalão ao governo Bolsonaro.

A elite na cadeia: o dia a dia dos presos na Lava Jato, por Wálter Nunes  (link)

Durante a cobertura da Operação Lava Jato para o jornal Folha de S. Paulo, o repórter Wálter Nunes decidiu escrever o livro "A elite na cadeia: o dia a dia dos presos da Lava Jato". A obra foi publicada pela editora Objetiva. O repórter já tinha realizado matérias sobre o que se passava com os presos do Petrolão dentro da carceragem da Polícia Federal, em Curitiba, e no Complexo Médico Penal, em Pinhais.

Brumadinho: A engenharia de um crime, por Lucas Ragazzi e Murilo Rocha (link)

Os jornalistas Lucas Ragazzi (Globo Minas) e Murilo Rocha (O Tempo) escreveram sobre os bastidores do caso Brumadinho no livro-reportagem Brumadinho: A engenharia de um crime (Editora Letramento). A obra é baseada nas investigações da Polícia Federal e traz informações inéditas sobre os bastidores da investigação do rompimento da barreira que resultou na morte de 270 pessoas. A apuração dos jornalistas apresentou ainda relatórios internos da mineradora Vale, trocas de e-mails de auditores externos e depoimentos de funcionários.

Deus tenha misericórdia desta nação, por Aloy Jupiara e Chico Otávio (link)

Os jornalistas Aloy Jupiara e Chico Otávio lançaram Deus tenha misericórdia dessa nação: a biografia não autorizada de Eduardo Cunha (Editora Record). Segundo os autores, a ideia de escrever sobre o ex-presidente da Câmara surgiu na época em que Cunha conduziu o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff.

Os presidentes, por Rodrigo Vizeu (link)

O jornalista da Folha de S. Paulo, Rodrigo Vizeu, lançou o livro Os presidentes: a história dos que mandaram e desmandaram no Brasil, de Deodoro a Bolsonaro (Harper Collins Brasil). A obra que foi baseada no podcast Presidente da semana, programa de áudio da Folha de S. Paulo que contou a história de todos os presidentes brasileiros eleitos. Atualmente, Vizeu apresenta o podcast de notícias Café da Manhã também da Folha.

Jornalismo para Leigos, por Heródoto Barbeiro e Udo Simons (link)

Os jornalistas Heródoto Barbeiro e Udo Simons lançaram o livro Jornalismo para Leigos (Alta Books). A obra traz um panorama sobre as mudanças promovidas pela tecnologia na profissão e reforça a importância da ética e da transparência no trato da informação. Heródoto Barbeiro, editor-chefe e âncora do Jornal da Record News, explica que a ideia para escrever o livro surgiu da sua experiência na prática jornalística.

Sobre lutas e lágrimas: uma biografia de 2018, por Mário Magalhães (link)

Ganhador de mais de duas dezenas de prêmios jornalísticos e literários no Brasil e no exterior, Mário Magalhães usou suas colunas para o Intercept como ponto de partida para seu novo livro "Sobre lutas e lágrimas: uma biografia de 2018" (editora Record). O jornalista tem passagens por "Tribuna da Imprensa", "O Globo", "O Estado de S. Paulo" e "Folha de S. Paulo", onde foi repórter especial, colunista e ombudsman, o autor da biografia "Marighella: O guerrilheiro que incendiou o mundo".

O Cadete e o Capitão: a vida de Jair Bolsonaro no quartel, por Luiz Maklouf Carvalho (link)

Por que Jair Bolsonaro abandonou a carreira militar e ingressou na vida política? A descrição em detalhes e com farta documentação desse controverso momento da trajetória do atual presidente constitui o eixo central do novo livro de Luiz Maklouf Carvalho, "O Cadete e o Capitão - A vida de Jair Bolsonaro no quartel" (editora Toda via livros). Jornalista experiente e repórter do Estadão desde 2016, Carvalho é autor, entre outros livros, de "Mulheres que foram à luta armada" e "Já vi esse filme: Reportagens e Polêmicas sobre Lula e o PT".

Toca o barco - histórias de Ricardo Boechat contadas por quem trabalhou e conviveu com ele, por Bruno Thys e Luiz André Alzer (link)

O jornalista Ricardo Boechat, morto em uma queda de helicóptero, em fevereiro, ganhou um livro em homenagem à sua carreira no jornalismo. "Toca o barco - histórias de Ricardo Boechat contadas por quem trabalhou e conviveu com ele", da Editora Máquina dos Livros. Com organização e edição de Bruno Thys e Luiz André Alzer, a obra reúne histórias e bastidores contados por 32 colegas que trabalharam com Boechat ao longo dos seus 50 anos de carreira.

   
     
 

Imprensa Editorial Ltda.
Fone: (11) 98204-0002 - www.portalimprensa.com.br
Caixa Postal 72022 - São Paulo - SP - CEP: 05339-970
Todos os direitos reservados