Antigamente, tínhamos as conversas paralelas em sala
de aula. Atualmente, temos as conversas digitais que tiram
o foco do que está sendo discutido. Além disso,
a crise socioeconômica vem dificultando o acesso dos
discentes aos campos de estágio e ao mercado de trabalho.
Muitos alunos protelam a formatura com medo de não
conseguirem ingressar nas assessorias e redações.
Um outro
desafio é provocar nos alunos a formação
do senso crítico, principal objetivo da academia.
Para além do conteúdo e das quatro paredes
da sala de aula, há uma infinidade de fatos prontos
para se tornarem notícias socialmente relevantes.
Mas esses desafios acabam gerando oportunidades para essa
relação dodiscência.
Os celulares
podem ser fontes de informação preciosas;
a escassez de campos de trabalho pode tornar os alunos mais
criativos e empreendedores, além de mais críticos
em relação à conjuntura nacional e
internacional, podendo gerar denúncias, militância
e soluções socialmente sustentáveis.