Vivemos num mundo em que o jovem universitário está
cada vez mais conectado à tecnologia, e essa realidade
é sentida, com ainda mais força, na área
de comunicação. Nesse sentido, o maior desafio
é transformar a sala de aula num grande ambiente interativo,
que traduza essa perspectiva. Portanto, não faz mais
sentido o uso de metodologias e recursos antiquados, afinal,
disputamos espaço com celulares e tablets, que hoje
são 'extensões do corpo do jovem'.
Usar
a tecnologia a favor do ensino é o grande desafio
de uma sala interativa, e, ao mesmo tempo, uma imensa oportunidade.
Creio que o uso da criatividade é essencial para
que o docente possa utilizar metodologias ativas de ensino,
capazes de gerar uma percepção positiva para
os jovens alunos, convencendo-os de que a sala de aula pode
ser um local lúdico e, ao mesmo tempo, essencial
para a formação acadêmica.
Costumo
dizer que, se um aluno se sente desmotivado só por
saber que terá certa aula naquele dia, algo de muito
errado está ocorrendo. É tarefa do docente
investigar, com frequência, o grau de motivação
dos alunos e sempre encontrar novas oportunidades de cativá-los
em sala.